EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Prêmio de Educação em Direitos Humanos

 

 

O QUE É O PRÊMIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS?

O Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos é um projeto da Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC em conjunto com a SME e anualmente é lançado um edital com as regras daquela edição. O objetivo do prêmio é incentivar, promover e colaborar para o fortalecimento da educação em direitos humanos na rede municipal de ensino valorizando e divulgando projetos que tratem dos Direitos Humanos e da Cidadania na escola.

 

QUAIS PROJETOS PODEM PARTICIPAR?

O Prêmio tem 4 categorias de inscrição, 1) Unidades Escolares; 2) Professores/as; 3) Estudantes e 4) Grêmios. E qualquer projeto feito entre 2013 e 2016 que trate de temas e subtemas relacionados aos Direitos Humanos pode concorrer à premiação.

Trabalhos que tratem desses assuntos, tratam também de Direitos Humanos: sustentabilidade; violência; igualdade social, racial ou de gênero; direito à memória e verdade; direitos LGBTS; direito à cidade; diretos indígenas; gestão democrática; resolução de conflitos; adaptação escolar à deficientes (auditivos, visuais, físicos); e iniciativas dos grêmios para melhorar a participação dos estudantes na vida escolar.

 

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS PROJETOS VENCEDORES?

Os projetos que tem as inscrições validadas são enviados para a Comissão Julgadora que é formada por especialistas na Educação e em Direitos Humanos. Seus integrantes são: Flavia Inês Schilling, José Sérgio Fonseca Carvalho, Marco Antonio Barbosa, Margarida Genevois, Maria Victoria Benevides, Maurício Piragino, Moacir Gadotti e Vera Masagão. A comissão, a partir de critérios como: impacto e relevância social; criatividade e originalidade; coerência entre os objetivos e os resultados; pertinência da ação desenvolvida em relação ao público alvo; perspectiva de continuação; inovação metodológica; entre outros. Todos os critérios estão no edital.

 

QUAL É O BENEFÍCIO DE PARTICIPAR DO PRÊMIO?

São diversos os benefícios. Todos que se inscrevem tem a chance de mostrar seu projeto para um selecionado grupo de especialistas e assim trazerem visibilidade para sua escola.
Os projetos vencedores ganham acima de tudo o reconhecimento pelo seu esforço e trabalho de sucesso. Recebem como premiação livros e materiais diversos do acervo da Coordenação EDH e uma quantia em dinheiro, a depender da sua colocação e categoria.
Após a cerimônia, é organizado um Livro com todos os Relatos vencedores, que será disponiblizado online para toda a comunidade e divulgado para as Escolas e Grupos de Trabalho. Assim, o projeto é divulgado e se torna replicável, afim de transmitir o conhecimento para outras escolas, professores, estudantes e grêmios.

 

COMO É A CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO?

A cerimônia ocorre, já tradicionalmente, no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, no auditório do Ibirapuera. Na mesma data é entregue a homenagem do Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns. Todos os finalistas comparecem e podem levar convidados!


COMO SE INSCREVER?

As inscrições são sempre feitas aqui pelo Portal EDH. Basta preencher um formulário com seus dados e do projeto e enviar um Relato de Experiência nos contando sobre o trabalho.

 

INSCRIÇÕES PARA O 4º PRÊMIO EDH - 2016

As inscrições para o 4º Prêmio EDH foram do dia 14 de março de 2016 e finalizaram no dia 29 de abril de 2016. 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

 

 

 

 

Comentários

ANA CLAUDIA em 03/03/2017 08:31:03
Olá. Gostaria de saber quando abrirá inscrições para o prêmio em educação e direitos humanos desse ano 2017.
Obrigada

Enviar comentário

left show fsN center tsN c05 fwB|left fwR tsN center fsN normalcase|show c15 center normalcase tsN fwB|c05||image-wrap|news c05|fsN fwR normalcase tsN bsd b02 c05 sbww|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase tsN b01 bsd c05|bsd b02eu sbww fwR c05 tsN fsN normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||