EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Reunião de GTLocal conta formação em EDH

Publicado em 10/03/2016 às 11h19

No dia 08 de março, a segunda reunião do Grupo de Trabalho Local  do  Centro de Educação em Direitos Humanos – Casa Blanca contou com formação em EDH, a partir da temática Participação Social.

Após assistirem ao filme “Escola e Comunidade – uma aproximação necessária”, integrante do DVD “Entretodos temáticos – Direito à cidade e participação social”, os participantes conversaram sobre a importância da aproximação entre comunidade e escolas.

Professor André Wagner, representantes da DRE e gestor do CEDHO professor André Wagner, idealizador do curta, esteve presente na reunião e pode compartilhar sua experiência. Para ele, a participação do aluno como co-autor do processo educacional é fundamental, para que se possa contar com envolvimento e interesse do educando: “É preciso adentrar o universo do aluno, dando voz para eles” destacou o professor.

O curta surgiu a partir do registro de um trabalho oriundo do projeto “Relatos da Juventude”, vencedor do 2º Lugar do 1º Prêmio de Educação em Direitos Humanos, em 2013.

O projeto foi implantado na E.M.E.F. CAROLINA RENNÓ R. DE OLIVEIRA no início de abril de 2013. A ideia inicial do projeto era colher informações sobre os estudantes com o objetivo dos professores se aproximarem mais do universo dos alunos, procurando entender melhor os educandos, em virtude do clima de hostilidade que permeava o relacionamento entre as partes.

 “Na sala dos professores, era comum o posicionamento negativo dos professores em relação a muitos alunos, chamando-os de: delinquentes, rebeldes, indisciplinados (para citar os termos mais “leves”). Assim, criava-se um grande obstáculo nas relações entre professores e alunos. Estes últimos respondiam com atos indisciplinados e até de repulsa pelos professores mais “autoritários”. (...) De um lado, professores revoltados com a postura de seus alunos, “descontavam” em páginas e mais páginas do livro de ocorrências. Muitos professores estavam a ponto de desistir do magistério, inclusive constavam afastamentos médicos por depressão, pânico e outros tantos problemas que ocorriam pelo embate diário com os alunos pela tentativa de sucesso em lecionar apenas uma aula contando com o respeito deles” (Relatos de experiência – 1º Prêmio de EDH Leia Mais)

A proposta era entender os problemas, dificuldades, aspirações, desejos e sonhos desses alunos, aspirando à mudança curricular, metodológica e de relacionamento entre professores e alunos e buscando a compreensão da juventude atual. “Pensar no aluno como um problema, não irá transformar a realidade das salas de aula”, destacou  o professor.

“O problema é grave e, se não houver ação e mudança, parte de uma Educação que não promove, que não transforma, seremos parte de uma realidade estática. E as dificuldades permanecerão. A juventude atual tem uma necessidade de expor suas vontades, desejos e aspirações (Relatos de experiência – 1º Prêmio de EDH Leia Mais)

 Após a experiência, em mãos de um registro audiovisual, o professor inscreveu o vídeo no 7º Entretodos, onde teve o trabalho selecionado.

 O vídeo agora faz parte do acervo do Entretodos temáticos, material permanente de formação em Direitos Humanos, distribuídos nos CEDHS.

  As inscrições para o 4º Prêmio Municipal de EDH e o 9º Entretodos, abrem no dia 14 de março, participe você também.

 

Saiba mais:

 

Grupos de Trabalho Local (GTLs)

Os GTLs visam fomentar a cultura de participação nos territórios, e se apresentam como principal estratégia de gestão local dos CEDHs, cuja composição engloba não somente os CEUs, DREs e unidades escolares mas, também, os agentes, grupos e movimentos dos territórios que já atuam - direta ou indiretamente - com  o tema dos direitos humanos. Esta participação da sociedade civil é fundamental para que as decisões e ações do CEDH dialoguem com as demandas e características de cada território em suas lutas históricas, e, além disso, possam fortalecer e/ou potencializar o trabalho já realizado por estes movimentos. Também participa a equipe técnica, com a gestora de projeto e articuladores.

 

Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos

O Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos é um projeto da Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC em conjunto com a SME e anualmente é lançado um edital com as regras daquela edição. O objetivo do prêmio é incentivar, promover e colaborar para o fortalecimento da educação em direitos humanos na rede municipal de ensino valorizando e divulgando projetos que tratem dos Direitos Humanos e da Cidadania na escola.

Leia mais: http://goo.gl/ALYYMF

 

Festival ENTRETODOS

ENTRETODOS é um festival de curtas de direitos humanos que acontece anualmente na cidade de São Paulo.

O ENTRETODOS representa um espaço para a valorização da cultura de direitos humanos, misturando diversas linguagens, gêneros e narrativas para enriquecer ainda mais o debate sobre participação social, orientação sexual, direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, ativismo político e temas relacionados à garantia de direitos de todos cidadãos.

Leia mais: http://goo.gl/r45NDh

 

Entretodos- temáticos

Material permanente de formação em Direitos Humanos pelo Áudiovisual, considerando o caráter livre, acessível, lúdico e ligado à imagem, ao som e à palavra, enquanto forma artística de transmitir conteúdos temáticos.

O kit contém 10 DVDs, e contém 13 temas, reunindo curtas-metragens de todas as edições anteriores do Festival ENTRETODOS, ao longo dos nove anos de sua existência.

Além da distribuição do material, o conteúdo também já está disponível no nosso canal do YouTube e na parte de Acervo de Vídeos aqui no Portal.

Para conferir o material clique aqui

voltar para Notícias

left show fsN center tsN c05 fwB|left fwR tsN center fsN normalcase|show c15 center normalcase tsN fwB|c05||image-wrap|news c05|fsN fwR normalcase tsN bsd b02 c05 sbww|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase tsN b01 bsd c05|bsd b02eu sbww fwR c05 tsN fsN normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||