EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Respeitar é Preciso!

 

O QUE É O "RESPEITAR É PRECISO!"?

Com o objetivo de construir uma cultura de Educação em Direitos Humanos nas escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, o projeto “Respeitar é Preciso!” foi criado em 2014 pela parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação e  o Instituto de Vladimir Herzog.

 O material pedagógico é formado por cinco livros que debatem as principais violações de direitos humanos ocorridas no ambiente escolar. Os temas escolhidos foram: democracia na escola, respeito e humilhação, sujeitos de direito, igualdade e discriminação.

O programa se baseia na construção de uma cultura de educação em direitos humanos, que trata do ensino de valores, que são necessariamente aprendidos nas experiências de vida, nas relações que ocorrem em todas as instituições e espaços sociais: na família, nos grupos religiosos, por meio daquilo que é valorizado pela mídia etc.

COMO FOI EXECUTADO O PROJETO?

A primeira etapa do projeto consistiu na elaboração de materiais pela equipe do Vlado Educação, em colaboração com 650 educadores da rede municipal. O trabalho surgiu das oficinas de formação sobre educação em direitos humanos realizadas nas Diretorias Regionais de Ensino, no ano passado.

Os próximos passos da iniciativa contam com a atuação direta da equipe do Vlado Educação nas escolas. Além de acompanhar mensalmente o processo de implementação do projeto, os educadores irão promover encontros para a formação em educação sobre direitos humanos. Pessoas selecionadas em cada escola, chamadas “mobilizadores”,  contribuirão para o sucesso da ação.

Entre as atividades propostas pelos cadernos estão a análise do material escolar oferecido para os alunos, a reflexão sobre experiências vivenciadas pela comunidade escolar, a discussão sobre questões ressaltadas na mídia, além da introdução de práticas de solidariedade.

Inicialmente o projeto será aplicado em 20 escolas municipais paulistanas de educação infantil e ensino fundamental, mas a ideia é ampliar cada vez mais a ação e ter os diretos humanos como orientadores do dia-a-dia das escolas.


COMO ACESSAR O MATERIAL?

Todo o material pedagógico e de formação de professores está disponível na íntegra aqui no Portal, no fim desta página. Para saber mais sobre a formação de professores Clique aqui


MATERIAIS
 

Confira os materiais de formação de professores
(Também disponíveis na página da Formação de Educadores)

 

 

 

 

 

Confira os materiais pedagógicos desenvolvidos para o projeto, disponíveis na íntegra: 

1ª versão do material:

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

 

 

 

DEMOCRACIA NA ESCOLA 

 

 

 

 

IGUALDADE E DISCRIMINAÇÃO

 

 

 

 

 

RESPEITO E HUMILHAÇÃO 

 

 

 

SUJEITOS DE DIREITOS 

 

 

 

 2ª versão do material:

  ORIENTAÇÕES GERAIS

 

 

 

 

SOBRE O PROJETO 

 

 

 

 

UMA ESCOLA RESPEITOSA PARA TODOS

 

 

 

 

EDH PARA TODAS AS IDADES

 

 

 

 

 EDH 1

 

 

 

 

EDH 2

 

 

 

 

EDH 3

 

 

 

 

EDH 4

 

 

 

 

 

 

 

  Conheça mais projetos do Instituto Vladimir Herzog clicando aqui

 

 

Comentários

Vitória Régia de Oliveira Pires em 24/04/2017 11:47:50
Bom dia!
Gostaria de parabenizar a equipe pela elaboração do material. Excelente!
Usaremos em uma formação com professores. Se eu tiver como ser informada sempre que novo material for publicado, ficarei grata.
Muito obrigada pela disponibilização dos pdf.

Maria Olegária Ferreira Borges Pedroza em 21/02/2017 13:41:45
Boa tarde

Gostaria de saber como adquirir os livros do Respeitar é Preciso?
Elenilza Muritiba em 21/01/2017 15:58:38
preciso de projeto para começar o ano letivo 2017 do 6º ao 9] ano

Letícia Teruel de Oliveira Pauferro em 21/01/2017 11:28:18
Sou professora da rede pública estadual e gostaria de saber se existe a possibilidade de se realizar uma palestra para professores e alunos sobre Direitos Humanos na nossa escola. Estamos localizados em São Bernardo do Campo.

Agradeço a atenção dispensada.

Profª Letícia

Enviar comentário

left show fsN center tsN c05 fwB|left fwR tsN center fsN normalcase|show c15 center normalcase tsN fwB|c05||image-wrap|news c05|fsN fwR normalcase tsN bsd b02 c05 sbww|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase tsN b01 bsd c05|bsd b02eu sbww fwR c05 tsN fsN normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||