Prêmio de Educação em Direitos Humanos
O QUE É O PRÊMIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS?
O Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos é um projeto da Coordenação de Educação em Direitos Humanos da em conjunto com a SME . O objetivo do prêmio é incentivar, promover e colaborar para o fortalecimento da educação em direitos humanos na rede municipal de ensino valorizando e divulgando projetos que tratem dos Direitos Humanos e da Cidadania na escola.
QUAIS PROJETOS PODEM PARTICIPAR?
O Prêmio tem 4 categorias de inscrição, 1) Unidades Escolares; 2) Professores/as; 3) Estudantes e 4) Grêmios. Qualquer projeto feito entre 2015 e 2018 que aborde temas e subtemas relacionados aos Direitos Humanos pode concorrer à premiação.
Trabalhos que tratem desses assuntos, tratam também de Direitos Humanos: sustentabilidade; violência; igualdade social, racial ou de gênero; direito à memória e verdade; direitos LGBTS; direito à cidade; diretos indígenas; gestão democrática; resolução de conflitos; adaptação escolar à deficientes (auditivos, visuais, físicos); e iniciativas dos grêmios para melhorar a participação dos estudantes na vida escolar.
COMO SÃO ESCOLHIDOS OS PROJETOS VENCEDORES?
Os projetos que tem as inscrições validadas são enviados para a Comissão Julgadora. A comissão decidirá os projetos vencedores a partir de critérios como: impacto e relevância social; criatividade e originalidade; coerência entre os objetivos e os resultados; pertinência da ação desenvolvida em relação ao público alvo; perspectiva de continuação; inovação metodológica; entre outros. Todos os critérios estão no edital.
QUAL É O BENEFÍCIO DE PARTICIPAR DO PRÊMIO?
São diversos os benefícios. Todos que se inscrevem têm a chance de mostrar seu projeto para um selecionado grupo de especialistas e assim trazerem visibilidade para sua escola. Os projetos vencedores ganham acima de tudo o reconhecimento pelo seu esforço e trabalho de sucesso, além de uma quantia em dinheiro, a depender da sua colocação e categoria. Após a cerimônia, é organizado um Livro com todos os Relatos vencedores, que será disponiblizado online para toda a comunidade e divulgado para as Escolas e Grupos de Trabalho. Assim, o projeto é divulgado e se torna replicável, a fim de transmitir o conhecimento para outras escolas, professores, estudantes e grêmios.
COMO SE INSCREVER?
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
![]() |
![]() |
%MCEPASTEBIN%
Comentários
ANA CLAUDIA em 03/03/2017 08:31:03Olá. Gostaria de saber quando abrirá inscrições para o prêmio em educação e direitos humanos desse ano 2017.
Obrigada